Conhecer e entender o seu material artístico, o instrumento que você utiliza, é uma base também fundamental para o aprendizado nas artes.

O papel “Torchon” é um tipo de papel criado especificamente para pintura aquarela. Ele é na verdade um subtipo um pouco diferente do “Montval”, que é um dos principais papéis recomendados para iniciante em aquarela.

Para entender mais sobre isso, você pode conferir esse artigo, ou assistir o vídeo logo aqui embaixo. E, para ver minhas recomendações de compra para esses tipos de papeis, pode clicar aqui!

Características

Você pode encontrar o papel Montval em dois tipos de texturas disponíveis: “prensado a frio” ou “grano fino” e a textura “floco de neve”.

Certo.

Para quem já conhece sobre materiais para aquarela, essa textura “floco de neve” pode soar como uma novidade, algo diferente do usualmente falado quando falamos de papeis para aquarela.

Mas é isso mesmo. É uma textura diferente do típico encontrado para papeis aquarela. Apesar dos três tipos comuns das texturas de papeis para aquarela, no final das contas a fabricante que cria o material, pode fazer como quiser, e inovar também nisso!

Assim, o “Montval Torchon” é um papel com essa textura “floco de neve”, que de fato é bem diferente da textura grana fina do “Montval”.

O Montval Torchon (textura floco de neve) possui gramatura de somente 270 g/m², algo também diferente do usualmente encontrado e recomendado em papeis de aquarela, que é de pelo menos 300 g/m².

Por outro lado, o Montval (textura prensado à frio) encontra-se nas gramaturas de 185, 200 e 300 g/m².

Se você não sabe exatamente o que é isso, não se preocupe que farei um artigo no blog específico sobre papel para aquarela de uma forma geral. Mas enquanto isso, você pode conferir sobre isso no meu vídeo no canal do YouTube:

Fluxo e Difusão

Uma importantíssima característica para o papel de aquarela é a sua capacidade de aguentar a carga de água durante a pintura, e a capacidade de difundir a tinta na superfície úmida do papel.

A pintura com aquarela é muito sobre o controle do fluxo da água, tanto na troca entre o pincel com o papel quanto na difusão da tinta no papel.

Apesar de ter efeito também da própria natureza do pigmento utilizado, e na composição da tinta como um todo, o papel também exerce muita influencia nisso. Papeis de algodão (o papeis profissionais top-de-linha para aquarela) são muito bons nesse aspectos (e em todos os aspectos, na verdade, por isso são muito caros).

Tanto o Montval quanto o Montval Torchon possuem uma boa capacidade de aguentar a carga de água (embora seja bom prender as bordas do papel), bem como uma boa difusão, quando comparado a outros papeis de celulose.

Particularmente, achei o Torchon (textura floco de neve) um pouco melhor nisso, e principalmente, porque ele retém a umidade por mais tempo do que o Montval textura prensado a frio.

A retenção da umidade por mais tempo permite um melhor processo de pintura para mim, pois posso trabalhar mais devagar em algumas áreas, enquanto o papel não está complemente seco.

Também considerei que isso ajuda muito em fazer degrades mais suaves, um tipo de efeito que eu gosto de ter nas minhas aquarelas.

Transparência

Além do fluxo e difusão, a transparência é a outra grande característica do processo de pintura com aquarela, e que também tem influencia tanto do tipo de tinta quanto do tipo de papel!

Quanto melhor a qualidade do papel, melhor ele funciona para a transparência da aquarela. A tinta fica mais forte e intensa no papel, e ele aguenta mais camadas de tinta, resultando em efeitos e misturas de transparências muito mais bonitos!

Nesse quesito, o papel Montval é muito bom e melhor do que outros papeis de celulose.

As cores ficam intensas, e a transparência funciona muito bem.

Porém, não equipara à um papel 100%, que aguenta uma boa quantidade de camadas.

Correção/Técnica Lifting

A transparência e o fluxo/difusão são as características especificas da técnica da aquarela, que determina até mesmo, para mim, o próprio processo da aquarela enquanto material que tem um processo de pintura único e diferente da pintura tradicional, tipicamente opaca.

Mas, quando falamos de materiais de aquarela, eu não posso deixar de considerar e testar também a técnica do lifting!

Essa técnica basicamente é a remoção da tinta do papel, clareando a área que estava ali pintada, possibilitando então que sejam feitas correções.

Isso se refere, novamente, a uma característica do pigmento, mas também do papel.

Papeis de celulose e alguns de algodão também, são preparados para permitir que isso ocorra de forma mais fácil.

Ainda assim, tipicamente os papeis de alta qualidade de algodão, permitem maior tempo de umidificação da pintura para que a tinta seja reativada.

Então, em resumo, o lifting é sobre aplicarmos água em cima de uma pintura já seca no papel, para reativar a tinta, e então removemos isso ao absorver com um papel ou pincel completamente seco.

Alguns pigmentos podem ser muito difíceis de remover, que nem mesmo em um papel preparado para isso conseguimos remover muito dela.

Conclusões

O papel Montval é uma das melhores opções de papel para celulose, indicado de iniciantes a intermediários ou até mesmo profissionais para alguns usos!

Entre as opções de texturas disponíveis, prefiro um pouco mais o Torchon (textura floco de neve), embora precise de mais tempo de testes e experimentos práticos para marcar melhor.

Além disso, é tudo questão de preferencia de cada artista.

Espero que esse artigo te dê uma base do que esperar desse papel, e não se surpreender. Mas o mais importante de tudo é sempre a própria experiência. A escolha dos materiais é algo muito pessoal e específico de cada artista e até mesmo do objetivo de uso.

Você pode verificar minhas indicações para compra AQUI NESSE LINK !

Categorias: Hobby & Criatividade

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